Informações básicas sobre a Bosnia e Hercegovina

O que é um blog de um estrangeiro falando sobre o país que vive sem um post com informações gerais sobre o país, certo? Então…

O que é um blog de um estrangeiro falando sobre o país que vive sem um post com informações gerais sobre o país, certo? Então lá vai um resumão para sanar suas dúdivas, mas se tiver ainda alguma questão não solucionada, apenas comente no post que vou atualizando essa página na medida que houver necessidade.

COMO CHEGAR NA BÓSNIA?

Se você está vindo da Europa, algumas cias aéreas low cost tem voos direto para Sarajevo, saindo de Paris, Frankfurt, Munich, Estocolmo, Roma entre outros. Companhias aéreas maiores operam na bósnia com menor frequencia ou com voos com paradas na União Europeia, Catar ou Turquia. Se seu destino final é para cidades mais ao norte do país, muitas vezes compensa pegar um voo até Belgrado, na Sérvia, Sofia, na Bulgaria ou Budapeste, na Hungria, já que o preço é mais em conta e o valor de transporte terrestre geralmente é mais barato que a diferença entre pegar um voo até Sarajevo e pagar transporte até seu destino.

A Bósnia tem um total de 4 aeroportos internacionais: Banja Luka, Mostar, Sarajevo e Tuzla. Atualmente ha um quinto em construção.

Para entrar no país de forma terrestre, se for via automóvel, deve-se ter um seguro viagem + passaporte (ou ID se for ex-Yugo), reservas de hospedagem e carteira de motorista internacional (ou a sua de origem com tradução para o inglês).

TRÂNSITO E LOCOMOÇÃO

Se seu destino final for cidades grandes como Sarajevo ou Banja Luka, há de se esperar por trânsito, sendo os horários 7-10h e 16-19h considerado os mais caóticos. (Ok, se você for de São Paulo ou Nova Iork dirá que é tranquilo, mas para o pessoal daqui é o horário de pico)

Em alta temporada, ou seja, verão europeu, é um caos total, e é quando há maiores acidentes provocados por motoristas negligentes. Na maioria dos casos, são aqueles bósnios/sérvios que deixaram a cidade para morar na Alemanha, Austria, Suíça e voltam para passar as férias em seus carros de marcas caras e querem ostentar velocidade e acabam provocando acidente e mortes de quem está aqui apenas vivendo suas vidas. Infelizmente essa é a realidade, pelo menos na cidade e região onde eu moro.

Sobre locomoção, se você não tem seu carro, considere que nas cidades grandes você pode usar o sistema público de transporte (ônibus), e taxi. Já nas cidades pequenas do interior, só há ônibus escolares e você vai ter como opção apenas taxi.

Para saber o número de taxi nas principais cidades da Bósnia, clique aqui.

CLIMA

Esquece tudo o que você já viu sobre o clima da Bósnia e Hercegovina, esteja preparado para intensidades. Quando chove, chove muito. Quando está quente, está insuportávelmente quente. E quando tá frio, tá congelante. O pior é quando há todas as temperaturas e sensações no mesmo dia, aí se prepare, a gripe e o resfriado vem. E por último, não se engane. Não é porque está sol que não está frio. Esse é o clima perfeito que você acha que dá vonta e volta pra casa tomando aspirina.

Pela minha experiência morando em Bijeljina nos últimos 4 anos, e anotando como são os meses por aqui, chego a conclusão que entendo porque eles amam tanto o verão.

Janeiro, fevereiro é frio, com ventos congelantes (-5°C, 10°C). Final de fevereiro e março há chances de nevar e continua frio. Abril e maio vai chover todos os dias e você se questiona como é possível ficar 30 dias ou mais chovendo sem parar, e a temperatura fica entre 0-10°C. Junho você vai ver o sol, mas vai ter aquela pegadinha de estar frio na sombra, você coloca blusa de manga curta porque “tá sol” e depois volta pra casa sofrendo enquanto toma uma aspirina porque ficou resfriado. PRIMEIRO DE JULHO, é uma data a se lembrar. É aquela virada de chave que desliga todo aquele clima caótico misturado de chuva, vento e resfriado e ganha aquele solzão de 35°C de presente. Seu corpo que estava tentando criar um sistema imunológico de repente está suando e sim, você vai ficar doente nessa mudança repentina de clima. Julho, agosto, até meados de setembro você vai viver um inferno. As temperaturas ficam entre 30°C-40°C mas a sensação térmica, meus amigos, é que você está em Dubai sem ar condicionado. Acredite! Passe muito protetor solar, carregue sempre um litro de água na mão, se tem problemas respiratórios use sua máscara (o ar fica seco demais) e se duvidar até traga um guarda chuva para te proteger do sol. Ninguém aguenta!! E se prepare para em algum momento neste verão ficar doente já que os choques térmicos de estar em um ambiente com ar condicionado e ir para a rua várias vezes por dia ou por semana vai te trazer aquele resfriado maroto, o qual estou vivenciando este momento que vos escrevo porque sem condições, você não sabe se morre de calor ou de gripe. Agora de meados de setembro e outubro é chuva, como se não houvesse o amanhã. Todos os dias, toda hora, tudo voando, árvores quebrando e por ai vai. É caos real. E ai chegou novembro, você acha que vai ter paz, o vento chega. Vento vendaval real oficial. As temperaturas já começam a abaixar de novo e sua vida se resume a meias grossas, casacos, toucas e cachecóis. O inverno chegou, ficando entre 0-10°C.

VOLTAGEM E TOMADAS

220V é a voltagem do país de norte à sul, e as tomadas são estilos europeus, de dois pinos fundos. Caso você precise de adaptador, é facil encontrar em supermercados e lojas chinesas.

DINHEIRO E CÂMBIO

Não há nenhum lugar oficial no mundo que venda a moeda da Bósnia, que é o marco bósnio, então recomendamos que vocês venham com euro ou dolar. Há casas de cambio em tudo quanto é lugar e nos aeroportos.

Cartões de crédito/débito internacional são aceitos e NA MAIORIA das lojas, restaurantes, pontos turísticos e pedágios do país o pagamento em moeda deve ser feito em marco bósnio. 85% dos comércios não aceitam pagamento em outra moeda.

Ps: Sempre troquem dinheiro em casas de câmbio registradas para evitar a compra de notas falsas.

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *